quinta-feira, 11 de julho de 2013

Após retomar os estudos, agricultor de 54 anos vence concurso de redação




Da Redação Agência Pará de Notícias Atualizado em 10/07/2013 às 17:33

Os dias 22 de abril de 2012 e 19 de junho de 2013 são decisivos na vida do agricultor Luís Carlos Lima da Luz, 54 anos, morador da zona rural do município de Acará, na Região de Integração Tocantins. A primeira data marca o dia em que ele voltou a estudar, graças ao projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Estadual Paulo Maranhão. A segunda, o dia em que ele conquistou o 1º lugar no Concurso Simineral/Seduc de Redação, que abordou o tema “As riquezas minerais do Pará”.
“Esses dois dias são os mais importantes da minha vida. A melhor coisa que fiz, mesmo nessa idade, foi voltar a estudar, voltar para a escola. E o resultado dessa decisão está aqui, com essa medalha e esse certificado de 1º lugar. Lá no sítio onde eu moro é mais quem não acredita que eu consegui. Todo mundo quer ver”, declara o estudante, que cursa, no turno da noite, a 4ª etapa do EJA, equivalente às 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental.
Para escrever a redação premiada, ele recebeu durante uma semana o acompanhamento da professora Mônica Santos, de Língua Portuguesa. “Eu lembrei que tinha visto umas revistas que falavam justamente sobre os minérios da nossa região. O Pará tem muitas riquezas. Fui atrás delas e comecei a pesquisar. Eu também já tinha visto umas reportagens sobre isso. Aí fui concluindo a minha opinião e escrevendo”, relata o agricultor.
Na casa de Luís Carlos não há energia elétrica. À noite, ler ou escrever só é possível com a ajuda de velas ou lamparinas. Recentemente, ele conseguiu os óculos, outro fator que foi fundamental para o retorno aos estudos. “Quando a gente quer uma coisa, a gente vai e faz. Se não tem luz, acende a vela ou vai atrás de um vizinho. Eu saí da escola há mais de 30 anos. Parei na 4ª série, na Escola Neuza Pinto, que fica no sítio. Na época, parei porque a professora estava muito idosa e deixou de lecionar. Eu não estudava, mas sempre gostei de ler. Leio o que tiver. Além do mais, me considero um bom aluno. Não gosto de faltar. Entro na sala de aula, desligo o meu telefone. Eu não tenho medo de ter que fazer uma coisa diferente. É pegar o começo, como é para fazer, que eu aprendo”, enfatiza Luís Carlos.
Do Sítio Santa Maria, na zona rural de Acará, até o Porto da Palha, em Belém, a viagem dura cerca de 45 minutos de barco, dependendo da maré. “Acho que todo esse esforço que faço é válido. O estudo mudou muita coisa. Você está vendo onde eu estou. Tem muita gente que mora quase dentro da escola e não estuda”, ressalta, ao mostrar seu boletim escolar do ano passado, cujas notas aumentaram a cada avaliação, e o certificado de vencedor do concurso de redação.

Êxito - Para a professora Mônica Santos, o êxito de Luís Carlos, além de ser um fator de motivação para toda a escola, também demonstra a importância da associação do ensino com o cotidiano do aluno do EJA. “É preciso considerar a idade deles, o conhecimento de vida que eles têm, e a situação que enfrentam. A maioria é pai de família. Muitas vezes nem todos conseguem levar os estudos adiante porque trabalham de dia, têm responsabilidades domésticas e estudam à noite”, informa Mônica Santos.
De acordo com a professora, é fundamental encontrar mecanismos para que seja mantida a interação entre professor e aluno. “Levamos para a aula o que aconteceu naquele dia, na vida deles. A turma do Luís Carlos fez um pacto de não abandonar as aulas. Se um faltasse, o outro ajudaria”, acrescentou Mônica.
O agricultor integra uma turma de 35 alunos, na faixa etária de 20 a 60 anos. “A história deles é muito bonita. É uma turma que supera todas as dificuldades. Pega barco, enfrenta chuva. Tudo isso para continuar estudando”, destaca a professora.

Texto: Mari Chiba - Seduc Fone: (91) 3201-5181 / (91) 8802-0325
Email: marichiba84@gmail.com

Secretaria de Estado de Educação Rod. Augusto Montenegro Km 10, S/N. Icoaraci, Belém-PA. CEP: 66820-000
Fone: (91) 3201-5205 / 5005 / 5180 / 5008
Site: www.seduc.pa.gov.br Email: gabinete@seduc.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário