quarta-feira, 31 de julho de 2013

Governador entrega mais 761 Cheques Moradia a servidores e pessoas com deficiência

 

Agência Pará de Notícias
Atualizado em 30/07/2013 às 18:55

O Governo do Pará, por meio da Companhia de Habitação (Cohab), entregou na manhã desta terça-feira (30), 761 Cheques Moradia para servidores públicos (606 cheques) e pessoas com deficiência física (155 cheques), que totalizam um investimento de R$ 7 milhões. Durante a cerimônia, realizada no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, o governador Simão Jatene destacou a importância do programa para enfrentar o desafio do problema habitacional, e disse desejar que o Cheque Moradia seja consolidado como um programa de governo.

“O Cheque Moradia deve ser, cada vez mais, um programa que independe deste ou daquele governo - deve ser um programa do Estado do Pará. Esse é o tipo do programa que atinge de forma positiva as famílias como um todo, porque cada família pode adequar e construir suas casas, equacionando sua própria área, sem precisar que a pessoa se desloque do lugar onde vive para outras áreas. Com isso, melhora a vida de toda a família e ajuda a combater um dos grandes desafios do nosso Estado, que é a questão de habitação”, reiterou o governador.

Tiago Alves, que trabalha no Hospital Ophir Loyola há cerca de 6 anos, viu de perto a mudança que o Cheque Moradia proporcionou na vida dos servidores do hospital beneficiados anteriormente. Hoje, Tiago recebeu o seu próprio cheque, e afirmou que o programa ajuda a realizar sonhos e a combater a desigualdade social e a pobreza.


“Eu vi que, para os meus amigos que foram contemplados, a vida mudou pra melhor em 100%. Agora chegou a minha vez de realizar o sonho de terminar a minha casa e ter uma moradia melhor. Esse é um programa exemplar do governo do Estado, porque é um dos maiores benefícios que o Estado promove, tão importante quanto aqueles voltados para a saúde e a educação. Muitas pessoas que não têm condições podem realizar o sonho de uma casa melhor com o Cheque Moradia”, declarou Tiago Alves.

Iracilde Nascimento foi contemplada com o cheque para pessoas com deficiência, e agora planeja ampliar o quarto onde mora com o filho Cauã, 5 anos. A ampliação da casa vai melhorar a moradia e facilitar a vida de Cauã, que se locomove em cadeira de rodas.

“Eu não tenho palavras. Esse cheque significa muita coisa pra mim, principalmente porque vai ser muito bom para o meu filho. Vivemos com a pensão do Cauã e, com isso, a gente não tinha condições de realizar o sonho de construir a nossa casa. Mas agora, com o Cheque Moradia, vai dar até pra fazer o quartinho do meu filho”, afirmou.

Investimento - O Cheque Moradia é o único programa de governo que permite a substituição ou a melhoria da residência. Mais de 35 mil famílias já foram beneficiadas. Em quase 10 anos de existência (o programa completará uma década em setembro deste ano), os investimentos ultrapassam R$ 188 milhões.
Segundo a presidente da Cohab, Noêmia Jacob, o Cheque Moradia é um forte instrumento de política pública habitacional. “Casa não é só cimento e tijolo; casa é sonho. As pessoas imaginam a cor que querem pintar sua casa, o tamanho que será o quarto. O Cheque Moradia permite que as pessoas possam morar com dignidade. Sobretudo, as pessoas não pagam nada por esse recurso, e isso também é um diferencial. Este ano entregamos 2.600 cheques, mas a nossa meta é finalizar 2013 com a entrega de 4 mil Cheques Moradia”, ressaltou Noêmia Jacob.

Outra meta da Cohab para este ano é ampliar o programa para o interior do Estado. Atualmente, 78 prefeituras assinaram o termo de adesão ao programa, o que permite a interiorização. Com a adesão, os municípios montam uma equipe técnica para avaliar os casos, e os beneficiados podem se inscrever no próprio município onde residem, ressaltou a presidente da Cohab.

“Agora, o programa entra na fase mais importante, que é chegar a cada cantinho do Estado. Como diz o slogan, onde tem Pará, tem Governo, e a gente quer mostrar que o cheque pode chegar a cada município. Para isso, o trabalho das prefeituras é fundamental. Nós já recebemos mais de 400 dossiês de avaliação de residências, de nove municípios, resultado dessa parceria firmada com as Prefeituras, e os cheques serão entregues já em agosto”, acrescentou.

Entre os beneficiados pelo Cheque Moradia estão servidores do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor), como Diego Moraes, para quem o cheque permitirá a realização de um sonho. “Esse benefício vai me ajudar na construção da minha casa, pois sem essa oportunidade eu não teria condições financeiras de construí-la e dar conforto para minha família”, afirmou.

Texto:
Dani Filgueiras - Secom

Secretaria de Estado de Comunicação
Rodovia Augusto Montenegro, km 09 - Coqueiro - Belém - PA CEP.: 66823-010
Fone: (91) 3202-0901
Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário