quinta-feira, 11 de julho de 2013

Jatene confirma rompimento com PMDB






COALIZÃO
Governador diz que partido teria sido mais ético se devolvesse cargos
O governador Simão Jatene confirmou ontem à tarde o rompimento com o PMDB, durante a solenidade de instalação do comitê gestor do Pacto pela Educação, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Em entrevista coletiva à imprensa, o líder tucano disse que, desde o primeiro dia de governo, tentou constituir um pacto pelo Pará com a participação de vários segmentos e forças políticas, no entanto, a legenda liderada por Jader Barbalho rompeu o pacto e tentou fazer com o que o PSDB se tornasse subserviente: "Pacto não significa a subserviência deste ou dalquele grupo, mas a união de grupos políticos em torno de interesses comuns. Na hora que um grupo político termina não tendo o mesmos interesses dos demais que estão no pacto, aí não tem como continuar esse pacto", disse o governador. "Não queremos e nem aceitamos que um partido tente se impor sobre os demais", ressaltou.
Jatene publicou ontem no Diário Oficial do Estado a exoneração dos secretários de Pesca e Aquicultura, Henrique Sawaki, e de Integração Regional e Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb), Márcio Spíndola, além dos dirigentes da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), Arthur Tourinho; das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), Marco Antônio Raposo; e do Instituto de Metrologia do Pará (ImetroPará), Luiziel Guedes, todos indicados do PMDB, alguns muito próximos a Jader.
Ontem, o governador assegurou que mais ninguém do PMDB será exonerado do governo. As duas indicações do PMDB que ainda resistem no Executivo são Eduardo Carneiro da Silva, secretário estadual de Transportes, e o ex-vice-governador Hildegardo Nunes, titular da Secretaria de Estado de Agricultura. No entanto, fontes dão conta de que ambos já teriam entrado em acordo com Jatene para permanecer nos cargos.
Jatene evitou responder sobre os erros que os ex-aliados cometeram e destacou que, se o PMDB estava insatisfeito, teria sido ético se a legenda tivesse devolvido os cargos, mas, como não fizeram isso, houve a exoneração. O governador também disse que as divergências não são com o partido, mas com uma facção dele.
"Eu não tenho que dizer onde esse ou aquele partido errou. O nosso desejo é contar com todas as forças políticas da sociedade no sentido de defendermos as grandes questões deste Estado. Na nossa prática cotidiana demos exemplo disso: Na Assembleia (Legislativa) existia uma diferença de emendas dos deputados governistas e dos não governistas. Colocamos um valor igual para todos, independente de estarem ou não na base. Outro exemplo, ainda ontem estive em Bragança, comemorando os 400 anos (do município). Bragança é uma prefeitura que tem um prefeito do PT, estivemos juntos (ele e o prefeito Nelson Magalhães) o tempo todo, de forma republicana, participando dos festejos. Estamos (o governo) investindo aproximadamente R$ 35 milhões em Bragança, no sistema de abastecimento de água, pontes para Ajuruetua, restauro de colégio e que vai contar com um teatro, porque Bragança tem uma história cultural fantástica."
O governador disse ainda ter um programa de governo que está "fazendo um esforço para cumprir". "Estamos asfaltando mais 1 mil quilômetros de estrada, estamos fazendo vários hospitais, alguns estão ficando prontos e outros iniciando, estamos construindo escola. Sempre me preocupou muito que as disputas políticas terminaram custando muito a esse Estado. Foi isso que tentamos evitar quando convidamos todos os partidos, independente de terem estado conosco nas eleições, para construirmos um projeto de Estado", completou.

O Liberal -  Belém 10 de Julho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário