quarta-feira, 24 de julho de 2013

MÁRIO COUTO PEITA JATENE: "EU ME APRESENTO COMO FUTURO CANDIDATO A GOVERNADOR E PONTO FINAL"

BRIGA DE FOICE NO PSDB DO PARÁ. COUTO QUER SER GOVERNADOR, MAS JATENE PREFERE ADNAN
Por Carlos Mendes
O PSDB, no Pará, é um partido que vive sob a paz dos cemitérios. O problema é que, lá dentro, mortos e vivos estão quebrando o pau. Tudo por conta da eleiç...ão de 2014. E há muitas razões para tanta preocupação. Afinal, a reeleição de Jatene está em jogo, mas o governador, pressionado por familiares, não parece muito disposto a encarar a parada. Que deve ser dura, duríssima, e exige coragem, capacidade para aglutinar a base de apoio, apartar rebeldes, além de boa saúde.
Se Jatene reluta na recandidatura ao governo, como demonstra, outros caciques e morubixabas tucanos se dizem dispostos ao sacrifício. Um deles é o senador Mário Couto, hoje às voltas com processo judicial por apropriação de recursos públicos da Alepa e sob graves denúncias de utilizar o Detran - seu atual feudo político - para favorecer afilhados e um time de futebol, o Santa Cruz de Cuiarana.
Couto tem peitado Jatene e causado desconforto ao governador, exigindo ser o candidato ao governo, ano que vem. Nem os panos quentes do senador Flexa Ribeiro tem ajudado a debelar o fogo de Couto, que se utiliza de um argumento que pode ser um monumental tiro no pé. Ele propala ter o apoio das ORM para vencer o PMDB, o PT, ou os dois juntos. Pelos corredores do governo, diz ter o apoio de Rômulo Maiorana Júnior, embora o próprio comandante do grupo de comunicação não tenha ainda dito publicamente que o apóia.
Talvez nem precisasse, diante do que se vê quase diariamente nas páginas de O Liberal, mas ainda assim Couto usa a carta branca que tem para tentar manter Jatene como refém de sua vontade. O governador já teve que puxar a orelha de Couto em um episódio que quase bota a perder o projeto tucano de apoio ao campeonato paraense - uma boa iniciativa que começou no governo de Ana Júlia -, que rende bons votos junto às torcidas de Paysandu e Remo. Continue lendo...
O senador tentou paralisar o campeonato, no final do segundo turno, determinando que seu time não entrasse em campo para enfrentar o Paysandu. Foram momentos de extrema tensão nas hostes tucanas. Bombeiros entraram em ação, mas com a mangueira de gasolina nas mãos, Couto, que como sabemos não tem apreço à ética, ameaçou os próprios companheiros de retaliação. Foi contido por Jatene, que o acusou de querer colocar tudo a perder em 2014. Couto, a muito custo, aceitou as duras ponderações de Jatene e desistiu de paralisar o campeonato.
Agora, voltou a atacar, talvez cobrando de Jatene o apoio para lançá-lo ao governo. Uma fatura da qual o governador não é e, ao que parece, não pretende ser avalista. Mal sabe Couto, porém, que o candidato do governador para sucedê-lo, nem de longe passa pelo balneário de Salinas.
As cartas de Jatene estão reservadas, com boas credenciais, para o ex-prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, em quem o governador confia cegamente. Adnan fez uma boa gestão em Paragominas e isso o coloca como a melhor opção no tabuleiro eleitoral de 2014. Não imagina Jatene a dose cavalar de inveja que essa preferência, ainda não tornada pública, está provocando dentro do partido.
Quem não quer Adnan nem pintado no palanque, como candidato a governador, por exemplo, é o secretário de Produção, Sidney Rosa, também ex-prefeito de Paragominas e grande madeireiro cujo hábito, que sempre lhe traz problemas, até entre os tucanos mais éticos, é confundir a coisa pública com a privada. Rosa briga para também ser governador e já teria dito ao próprio governador que toparia sucedê-lo. Desde que, é lógico, seja afagado por Jatene e receba o apoio da máquina governamental. Macaco velho na política, Jatene finge que não ouve o brado de Rosa pelos corredores palacianos. Sabe como descartá-lo sem que, para isso, o envenene na própria ambição.
Perguntei a uma das minhas fontes no PSDB como fica a situação do vice-governador Helenilson Pontes, que se finge de morto, para o público externo, mas nos bastidores estaria se credenciando para ser a segunda opção de Jatene, caso Adnan sucumba às bicadas dos que estão dispostos a puxar o tapete dele. Resposta: Helenilson será candidato a deputado federal e deverá se eleger com grande votação.
E Flexa Ribeiro, que nunca desistiu de ser governador, como fica? Resposta de outra fonte: fica no Senado, onde está muito bem. Não tem tutano para enfrentar uma campanha pesada. Jatene poderia mandar tudo às favas, se quisesse. Bastaria dizer que topa a reeleição, coisa que sempre abominou, independentemente de hoje ter ou não saúde, receber ou não pressão da família, para aposentar-se e curtir a linha de pesca e o violão que o aguardam. Só assim, recolheria as foices e acabaria com a briga entre os tucanos, devolvendo cada um ao lugar de direito no muro peessedebista, onde todos ficam bem na foto.
Duvido - vou repetir, duvido -, que o governador tome a decisão agora. Já poderia fazê-lo. Até para desmentir o que aqui estou escrevendo. Por erro de avaliação do momento político, contudo, prefere ficar calado. (Blog Belém)

Nenhum comentário:

Postar um comentário