quinta-feira, 11 de julho de 2013

Primeira fase do Plano Municipal de Saneamento Básico de Tailândia Concluído


07022012590
10/07/2013
07022012590O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) tem como objetivo a universalização do serviço público de saneamento básico, com serviços e produtos de qualidade.
Abrange os serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e a drenagem e manejo das águas pluviais, apresentado para discussão e aprovação pelo Município, conforme previsto na Lei Federal Nº 11.445/07 artigo 19, que estabelece as diretrizes a serem seguidas.
E entra nesse contexto, obter como produtos a elaboração dos diagnósticos Físico e Social do Município de Tailândia, bem como diagnósticos da situação atual para cada setor do saneamento básico, (abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos). Além  de todo o trabalho já realizado desde do inicio da elaboração do Plano para Tailândia, que começou com a mobilização de todo município. Foram realizadas palestras em comunidades da zona rural, escolas e postos de saúde afim de envolver todos os tailandenses nesse objetivo que é criar o plano Municipal de Saneamento Básico, dessa forma foi possível fazer um diagnóstico dos principais problemas enfrentados pela comunidade.
E na manhã da ultima terça-feira (09) foi entregue a primeira fase já concluída do Plano de Saneamento Básico de Tailândia para médio e longo prazo. Uma reunião oficializou a entrega da documentação do plano pela 2ª Via, empresa contratada para a elaboração, após receber o relatório do diagnóstico Técnico-participativo, O chefe de gabinete Biligram Silva que na oportunidade representava o prefeito Rosinei Pinto de Sousa, entregou a primeira fase do plano para o assessor técnico da FUNASA, José Raimundo Cardoso Ferreira, que deve encaminhar para avaliação de projeto. “Tailândia vive hoje um dia histórico, e pode comemorar, pois grandes cidades não conseguiram nem chegar a esta primeira fase, agora é caminhar para a fase de aprovação do projeto, projeto esse para vinte anos”, destacou o assessor técnico.
Participaram ainda da reunião membros do comitê gestor e integrantes da empresa 2ª Via, contratada para a elaboração do plano   
“A entrega da primeira fase Resultará também em um prognóstico futuro, entendido no Plano de Saneamento como Cenários das situações possíveis para o saneamento de Tailândia nos próximos 20 anos, considerando a tendência, uma situação possível e a desejável (universalização dos serviços)” . Acrescentou a consultora da empresa 2ª Via, Vânia Blants.
E vivendo esse dia histórico o Governo de Trabalho e União assume o compromisso de enfrentar os desafios que governos passados não venceram. Com a aprovação do Plano municipal de Saneamento Básico, será colocado em prática obras consideradas invisíveis para muitos, mais que  para o prefeito Nei é de grande importância e que vai garantir uma melhor qualidade de vida para os mais de 80 mil habitantes da terra da liberdade.
“A entrega da primeira fase do projeto do Plano veio em boa hora sim, mais não é motivo de cruzarmos os braços, pelo contrário, agora sim é hora de iniciarmos mais um grande trabalho, até por que temos um prazo para a entrega total do plano, janeiro de 2014”. Afirmou o chefe de gabinete Biligram Silva.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário