terça-feira, 9 de julho de 2013

Tempo é dos novos velhos!





Para cada vez mais pessoas, envelhecer, hoje em dia, nada tem a ver com o peso que tinha no passado
O eterno velho que nada é, nada vale, nada teve. O velho cujo único valor é ser o cadáver de uma mocidade criadora". Nos versos de "Velhice" o poeta Vinícius de Morais descreve esta fase da vida de forma pessimista. Uma visão que está ficando no passado. "O idoso hoje é um individuo perfeitamente integrado na sociedade. Não é mais aquele velho que ficava horas sentado à espera das refeições ou da hora de dormir. É claro que o perfil mudou muito nos dias atuais. O idoso não é mais o peso morto de antigamente", afirma o médico João Sergio Fontes do Nascimento, especialista em geriatria e gerontologia e diretor científico da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Seção Pará.
Com 48 anos de profissão, João Sergio ressalta que atualmente o idoso frequenta academia de ginástica, viaja pelo Brasil e para o exterior, se integra a grupos de solidariedade e benemerência, participa de todas as atividades familiares "e muitos ainda sustentam financeiramente suas famílias. Ou seja, é um sujeito ativo e que vive a modernidade de seu tempo", explica. "O idoso de hoje é partícipe das mudanças em nossa sociedade", diz o médico.
A antropóloga e professora Mirian Goldenberg é autora de três livros sobre o tema: "Coroas" (2007), "Corpo, Envelhecimento e Felicidade" (2011) e "A Bela Velhice", que será lançado em agosto. Neste último, Mirian contesta os mitos do envelhecimento, esboça o novo perfil do amadurecimento feminino e afirma: as mulheres envelhecem melhor que os homens.
O médico João Sergio concorda com a autora e explica que este fato ocorre porque as mulheres se cuidam mais que os homens. "Com o envelhecimento, elas, naturalmente, estão mais dispostas às atividades físicas, à nutrição adequada inclusive, aos cuidados médicos necessários, à manutenção da saúde física e psíquica", relata. "No consultório, atendo mais mulheres do que homens e percebo que são as mulheres que em geral levam seus maridos ao médico, pois estão mais atentas ao envelhecimento", diz o médico. "Nesta fase, os homens estão mais acomodados e em número muito maior que as mulheres não gostam de academias, de atividades físicas. Com certeza, no envelhecimento as mulheres se cuidam mais", destaca João Sergio.
Para envelhecer bem, com saúde, disposição física e mental João Sergio aconselha alguns cuidados fundamentais. "Todos devem desde cedo evitar a obesidade, o sedentarismo". Para isto, João Sergio recomenda "fazer exercícios físicos, praticar algum esporte com regularidade e manter uma alimentação apropriada. Sem esquecer-se de incluir na rotina de cuidados uma atividade de recreação, de lazer e ocupar o tempo disponível com algum trabalho prazeroso, como dedicar-se à família e, se houver recursos disponíveis, viajar com grupos de amigos. É primordial procurar estar sempre de bem com a vida", garante o médico.
Desembargadora dá a receita: "Eu me amo profundamente"
A desembargadora Izabel Benone é um exemplo. Ela acorda às 5h30 e inicia uma rotina que inclui aulas de piano, dança e, há alguns anos, a prática de pilates com a professora Gilma Antunes. "E sempre que posso caminho. Além de sempre procurar manter uma forma de alimentação não agressiva e fazer consultas médicas com frequência", conta.
Sem revelar a idade, Izabel revela que desde criança aprendeu a ser responsável por sua aparência. Adotou desde então o consumo de frutas frescas e a pratica de exercícios físicos e mentais. "Atualmente o pilates e a dança são os meus tratamentos de beleza, além de um copo de vinho e castanhas", destaca. "Porém, o mais importante é imaginar uma lista de palavras que devem ser repetidas todos os dias de nossas vidas que são: eu me amo profundamente, eu sou saudável e feliz", afirma.
Izabel relata que, até certo ponto, se sente mais livre e dona de si mesma com a maturidade. "Comecei a correr o mundo desde jovem e sempre me senti livre, contudo no momento atual não vivo na incerteza de determinadas perdas, como o emprego. E tendo plena consciência que o tempo voa procuro aproveitá-lo em seus mínimos detalhes. Mas juventude é juventude, é futuro, ilusões, sonhos, beleza, voos arrojados, um buscar infinito, enfim é juventude. Na verdade é tudo e muito mais", explica. "Alguns dizem que ao envelhecer chegamos à idade de ouro. Talvez sim, talvez não, pois a idade de ouro é uma forma de expressão. Claro que a juventude é muito boa, mas não sabemos muitas vezes o que fazer com ela", diz.
Artista plástica se prepara para o futuro investindo na saúde
A artista plástica Gilvana Gonçalves, 51, decidiu envelhecer bem. O primeiro passo foi se submeter a uma cirurgia de redução de estômago há quase seis anos. "Atitude que mudou completamente a minha vida. Emagreci 83 quilos em um ano. Hoje me sinto feliz, completamente realizada e com muita energia para novos desafios", ressalta. Gilvana inclui na rotina de cuidados pessoais a visita periódica ao médico e a prática de atividade física regular. "Mantenho uma disciplina diária na academia. Faço spinning, jump, hopping, ginástica localizada e sempre que posso não abro mão da musculação, pois os resultados são maravilhosos".
Gilvana não descuida da aparência e recorre aos tratamentos estéticos faciais e corporais. "No rosto só limpeza de pele, mas penso em fazer alguma coisa, tipo botox e preenchimento, pois a idade chega para todas. E no corpo uso creme redutor, faço tratamentos localizados, drenagem linfática e quando dá uma boa aula de pilates", conta. "E o mais importante uso filtro solar diariamente, não relaxo com os exercícios e sempre mantenho o alto astral", diz.
Casada com Sebastião Gonçalves há 30 anos e mãe de Geraldo e George, Gilvana conta que a preocupação com a idade começou após os 40. "Procuro manter a harmonia entre a fé em Deus com as atividades físicas, a alimentação equilibrada e os cuidados estéticos. Com isso me mantenho ligada o dia todo e consigo o milagre de viver e envelhecer com jovialidade".
Edição de 07/07/2013 Jornal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário