DO G1 SP
Para começar uma grande transformação no estilo de vida, é preciso dar o primeiro passo com pequenas mudanças no dia a dia. Diminuir 200 calorias da conta diária, seja por meio da redução na alimentação ou da queima calórica pelo exercício físico, pode ser um bom começo para quem quer emagrecer, como explicaram o endocrinologista Alfredo Halpern e o médico do esporte Gustavo Magliocca no programa Bem Estar (Rede Globo) de ontem (28).
Essa diminuição, além de auxiliar na perda de peso, pode também prevenir doenças crônicas, como diabetes e câncer e também melhorar o humor e o sono, fortalecer os músculos e ossos e até proteger a saúde do coração.
Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern, reduzir 200 calorias por dia equivale a uma perda de 9 kg por ano, o que não é pouco – além disso, funciona como um incentivo para começar uma grande mudança, como foi o caso do casal Andréia e Vinícius que toparam o desafio do Bem Estar.
No caso da alimentação, no entanto, é preciso observar o valor calórico e a quantidade dos alimentos. Por exemplo, 25 porções de brócolis ou 32 gramas de chocolate ao leite têm as mesmas 200 calorias, assim como 8 cenouras cruas, 10 colheres de macarrão e até uma trufa de chocolate, como mostrou a reportagem.
Ou seja, reduzir essa porção na conta de todo dia pode não ser uma mudança tão drástica já que é possível consumir alimentos mais saborosos, que podem ter o mesmo valor calórico, como alertou o endocrinologista Alfredo Halpern.
Além disso, pequenas mudanças nos hábitos diários já podem ser suficientes, como trocar o leite integral pelo desnatado e o adoçante pelo açúcar, por exemplo.
Segundo a nutricionista Mônica Beyruti, no caso da Andréia, o erro estava no excesso de açúcar e gordura na alimentação. Junto com o marido, ela comia pizza quase todos os dias e quando comia fora, passava reto pela salada e abusava das sobremesas.
A nutricionista pediu que a Andréia fizesse um diário alimentar para que ela prestasse atenção em tudo o que estava comendo e, a partir disso, começou a ajudá-la nas pequenas mudanças ao longo do dia. De acordo com a especialista, vale lembrar que a perda de peso é apenas uma consequência de aprender a se alimentar do jeito certo, de maneira lenta e gradual, mas sem precisar passar fome ou vontade.
Já na parte da atividade física, pequenos movimentos do dia a dia, como varrer o chão por 50 minutos ou dormir por 2 horas e 45 minutos, já ajudam a queimar essas 200 calorias, como lembrou o médico do esporte Gustavo Magliocca (confira no quadro).
No caso do Vinícius, que era um jovem sedentário e com preguiça de se exercitar, a mudança não precisou ser tão radical – segundo o preparador físico Mauro Guiselini, o rapaz mudou o estilo de vida com hábitos simples, como caminhar, subir e descer escadas e também levar o cachorro para passear. De acordo com o especialista, o exemplo do Vinícius mostra que é possível, através de exercícios simples, mudar o estilo de vida e ter resultados excelentes para o corpo e para a saúde.
Com as mudanças na alimentação e na atividade física, a Andréia e o Vinícius perderam juntos 15 kg – ela saiu dos 71 kg para os 67,5 kg e ele saiu dos 115 kg para os 103,5 kg. O resultado, segundo os médicos, mostra que trocas e mudanças simples no período de um mês já podem trazer benefícios enormes, às vezes sem a pessoa perceber, o que já influencia muito em uma mudança definitiva de estilo de vida.